Pesquisar este blog

Carregando...

domingo, 14 de agosto de 2011

Annibal Barcellos, um dos construtores do Amapá moderno


Annibal Barcellos foi um dos construtores do Amapá moderno... talvez o maior. Sua experiencia, em comandar navios de longo curso, da Marinha do Brasil, possibilitou a ele uma transição de ex-Territorio para Estado, com mudanças proemientes. Em toda a capital do Amapá, e principalmente no Centro, podemos notar esses traços relevantes da arquitetura moderna da cidade possibilitada por prédios como o Teatro das Bacabeiras, o prédio do ex-banco do Amapá, das escolas que ele construiu, e do perfil paisagistico do Marco Zero do Equador. São tantas as realizações de Barcellos tanto na cidade, como no interior.

Nascido e vivido no sudeste do Brasil (Rio de Janeiro), ele deixou a vida agitada do Rio para viver a vida mais tranquila aqui na Amazônia, e em especial, o Amapá. Por mais que tenha feito adversários (e não se pode negar isso), ele conseguiu contornar, de maneira soft (em relação aos militares que o antecederam), a transição do Amapá para Estado. Sua vida foi um misto de experiencias na Marinha Brasileira, onde chegou ao posto de Capitão de Mar e Guerra, no Poder Executivo do Amapá por duas vezes; no Parlamento tanto da Camara Federal como do Parlamento Mirim (Camara dos Vereadores de Macapá) onde deixou a marca indelével, com um prédio de construção arrrojada, que até hoje serve de sede aos parlamentares da capital do Estado.

Ao Comandante Barcellos, fica o reconhecimento de tudo isso... e com certeza, mesmo considerando-se o antigo jargão de que com a Morte o reconhecimento fica maior, eu insisto aqui, que EM VIDA ele já era um dos maiores. Descansa em Paz, velho Comandante.... e que se multipliquem as suas ideias em prol de um Amapá melhor..... Que Deus o tenha no meio de seus eleitos.

Um comentário:

  1. gostei do Blog
    tem muita historia
    conteudo bastante edificante
    para o povo amapaense!

    Que deus abençoe
    Vo ler alguns artigos
    depois comento em seus artigos!

    Deus Abençoe.... Acesse nosso Blog

    http://comoralraiodeluz.blogspot.com/

    ResponderExcluir